Delivery com drones: Empresas na Bahia adotam tecnologia que agiliza entregas em locais de difícil acesso
Drones que transportam encomendas sobrevoam Baía de Todos-os-Santos O que há alguns anos poderia ser visto como ficção científica, já é realidade em Salv...

Drones que transportam encomendas sobrevoam Baía de Todos-os-Santos O que há alguns anos poderia ser visto como ficção científica, já é realidade em Salvador. Empresas da capital baiana têm realizado operações logísticas com o auxílio de aeronaves não tripuladas, os drones. Com capacidade para transportar até 10 kg de forma regulamentada, mercadorias podem ir da Bahia Marina a Stella Maris, sobrevoando a Baía de Todos-os-Santos com maior segurança e em menor tempo. Para ser transportada, a mercadoria é colocada em uma caixa personalizada, que é então acoplada na aeronave. Da central de controle, a rota é definida e o cliente pode acompanhar o percurso de entrega em tempo real. Ao chegar no ponto de pouso, um motoboy faz a entrega ao destino final. 📺 Assista segunda temporada do Onde Tem Bahia 📲 Clique aqui e entre no grupo do Whatsapp do g1 Bahia Uma das empresas que realiza entregas via drone em Salvador é a Neodent, indústria global de implantes dentários, primeira empresa do segmento odontológico a adotar essa tecnologia de logística no Brasil. “A operação, que teve início em janeiro deste ano, proporciona benefícios como a redução no tempo de entrega, mais eficiência operacional e um modelo de transporte com menor impacto ambiental”, elencou Juliano Souza, gerente de Logística da Neodent. Juliano destaca que a entrega com drones é realizada exclusivamente em Salvador, onde a prefeitura municipal cedeu pontos de pouso e decolagem, dois deles estratégicos para a operação da Neodent. A empresa já realizou testes com drones em Curitiba e Florianópolis e estuda a expansão para outras capitais. As rotas de entrega já disponíveis na capital baiana foram traçadas pela Speedbird Aero, empresa pioneira em desenvolver e operar sistemas aéreos não tripulados no Brasil, com dois modelos de aeronave já certificados e homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Salvador já conta com o modelo DLV-2, capaz de transportar até 10kg, primeira aeronave do país que possui a certificação para percorrer até 23km além da linha de visão do piloto”, destacou Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero. Além da Neodent, no segmento de saúde, a Speedbird também realiza operações logísticas para os laboratórios do Grupo Pardini, com transportes de material biológico. “O cliente às vezes nem sabe que sua encomenda fez esse tipo de percurso, mas conseguem perceber que a entrega aconteceu em um prazo menor. Conseguimos fazer de 80% a 90% do percurso, garantir maior segurança para a operação, além de contribuir com a redução na emissão de carbono”, completou. Drone da Speedbird em operação. Speedbird Pioneirismo A primeira autorização que a Speedbird conquistou no Brasil foi para realizar uma operação de delivery de comida, que apesar de não ser o foco original da empresa, estava dentro do escopo de possibilitar entregas em locais de difícil acesso. “Conseguimos viabilizar a entrega da capital Aracaju (SE) para Barra dos Coqueiros, na região metropolitana, economizando um percurso de 30km”, exemplificou. Atualmente a empresa dispõe de duas aeronaves ativas em Salvador, de um total de 35 aeronaves operando em 12 países. Outros dois novos modelos, para cargas superiores a 50 kg e autonomia de voo de até 100km, estão em fase de desenvolvimento e certificação. “A tecnologia está em constante desenvolvimento, inclusive em parceria com o Senai Cimatec, em Salvador. Nossa meta é expandir a operação para atender tanto a Linha Verde, como Morro de São Paulo, por exemplo”, afirmou Manoel Coelho. O trajeto é, em sua maioria, sobre o mar para atender às regras da Anac que proíbe drones de sobrevoar áreas densamente povoadas. A capital baiana é a cidade do Brasil com a maior rota BVLOS (voos além da linha de visão do piloto). São 40 km de rota urbana de entrega com drone, o maior do Brasil, com 10 pontos regulamentados de pouso e decolagem, do bairro de Stella Maris até a avenida Contorno. Há ainda uma rota estratégica, já aprovada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), de Salvador até a Ilha de Itaparica, com dois pontos, um em Itaparica e o outro em Vera Cruz. “Vemos com muitos bons olhos o futuro da aviação não tripulada no Brasil, com significativos avanços até em comparação a outros países. Salvador sai na frente, tanto por sua topografia como pelas políticas de incentivo”, pontuou. Conheça robô submarino desenvolvido na Bahia que inspeciona campos de petróleo no mundo Drone da Speedbird Speedbird Regulamentação Em fevereiro deste ano, foi homologada a Política Municipal de Fomento ao Uso de Aeronaves Não Tripuladas de Salvador, a primeira deste âmbito para o segmento no país, que regulamenta o uso comercial de drones. O decreto prevê ações que possibilitam fazer uso do espaço aéreo e do território da cidade de maneira ordenada, estabelecendo infraestruturas de pouso e decolagem, zoneamento das áreas estratégicas de circulação, de forma integrada às redes de transporte e ao planejamento urbanístico e de mobilidade. “Salvador é um caso emblemático, possui a maior rota homologada para drones do mundo, com 10 droneportos em funcionamento, e agora, pudemos contribuir para a regulamentação da Política Municipal”, destacou Vitor Antunes, diretor de Projetos da Droneportos do Brasil, iniciativa composta por empresas líderes no setor de mobilidade aérea urbana. Segundo Vitor, esta política que "organiza a casa", define o que são as infraestruturas de apoio à operação de aeronaves não tripuladas (droneportos e estações integradas), estabelece um Comitê de Governança que conta com a Anac e o Decea, além do município, e regulamenta o cadastro de operadores junto à prefeitura. “Temos a expectativa de que cada vez mais usuários e operadores logísticos passarão a adotar o transporte de cargas com uso de drones, como rotina. Este movimento gerará novos empregos e impulsionará a logística verde nas cidades. O impacto das aerovias sobre a pegada de carbono do município é algo sem precedentes”, concluiu Antunes. Veja cenários dos principais produtos exportados pela Bahia no 1º semestre de 2025 'Onde Tem Bahia': nova temporada estreia sexta-feira com foco na importância da economia do mar Onde tem Bahia Nova temporada do 'Onde Tem Bahia' destaca importância da economia do mar As riquezas geradas na Bahia e o destino que tomam no mundo voltaram à tela da TV Bahia na nova temporada do "Onde Tem Bahia", que estreou na sexta-feira (25). O programa especial contou com dois episódios, sempre após o Globo Repórter, e o conteúdo colocou em evidência a importância estratégica da economia do mar para o desenvolvimento do estado e do Brasil. O projeto, apresentado pelo jornalista Eduardo Oliveira, amplia os horizontes e reforça a valorização da produção local. Nesta segunda temporada, a equipe da TV Bahia atravessou os continentes para mostrar como os produtos e soluções criadas no território baiano geram oportunidades de negócios e crescimento na Europa, na América do Sul e na América do Norte. O "Onde tem Bahia" aposta em um conteúdo multiplataforma. Além da TV, pequenos programas serão exibidos na rádio Bahia FM (88.7 FM) e nas redes sociais da TV Bahia. LEIA TAMBÉM: Conheça os principais desafios e caminhos para o fortalecimento das exportações baianas Pequenos empreendedores da Bahia conquistam clientes fora do Brasil com produtos tradicionais 'Ouro verde do sertão': Bahia tem a maior produção de sisal do mundo Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻